Programas ambientais
Programa de Resgate de Flora
O Programa de Resgate de Flora, parte integrante do Plano Básico Ambiental do Contorno Viário de Florianópolis, tem como objetivo principal minimizar os impactos das obras sobre a flora local e manter a biodiversidade do ecossistema regional. Implementado para assegurar a preservação das espécies vegetais, o programa realiza a coleta e realocação de plantas antes da supressão da vegetação, resgatando desde bromélias e orquídeas até frutos, sementes e brotos.
Desde a primeira campanha, realizada em junho de 2014, até hoje, o programa executou 98 campanhas de resgate. Esse esforço contínuo resultou no resgate de mais de 244 mil espécimes, incluindo mais de 17 mil epífitas, como aráceas, bromélias, cactos, orquídeas e samambaias, além de cerca de 227 mil germoplasmas, como frutos, plântulas, ramos e sementes.
O programa adota procedimentos técnicos rigorosos para a coleta e propagação dos genótipos de recursos genéticos vegetais, com foco na posterior reintrodução nas áreas destinadas à recuperação ambiental e ao plantio compensatório. Também são realizadas atividades específicas para o resgate de epífitas, coleta de sementes de espécies chave atrativas para a fauna e remoção de plantas ameaçadas de extinção, raras e endêmicas. Medidas para erradicação de espécies exóticas de alta disseminação também são implementadas.
As campanhas de resgate são realizadas mensalmente, durante 30 dias, e a equipe de resgate é mobilizada sempre que há atividades de supressão de vegetação. As ações incluem o resgate de epífitas e material de germoplasma, a realocação de espécies alvo para áreas remanescentes, a recuperação de áreas com espécies locais e o monitoramento do impacto da obra sobre a flora local. Com essas iniciativas, o programa assegura a conservação do patrimônio genético representado pela flora local e promove a sustentabilidade ambiental do empreendimento.
Em suma, o Programa de Resgate de Flora tem sido fundamental para proteger a diversidade vegetal da região e garantir que as espécies locais continuem a prosperar, mesmo diante das modificações causadas pelas obras do Contorno Viário de Florianópolis.