Notícias

19/11/2024

Arteris faz campanha contra a imprudência no trânsito com ações nos painéis eletrônicos e nas redes sociais

Ações idealizadas pela empresa ocorreram domingo (17), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, em trechos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Mais de 1,2 milhão de motoristas que voltavam do feriado foram impactados.

São Paulo, 19 de novembro de 2024 - Com o mote “Chega! Imprudência no trânsito mata!”, a Arteris, uma das maiores gestoras de rodovias do país, utilizou seus canais oficiais de comunicação, domingo (17), para reforçar as ações globais em prol do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. Ao todo, 73 painéis eletrônicos exibiram mensagens de alerta aos mais de 1,2 milhão de usuários que retornavam do feriado prolongado sobre como a responsabilidade e respeito às leis salvam vidas.

Em seus perfis nas redes sociais, a companhia ainda divulgou um vídeo que mostra cenas reais de acidentes de trânsito envolvendo diferentes tipos de veículos nas rodovias sob sua administração. As imagens mostram ocorrências com mortes após colisões frontais, engavetamentos, tombamentos de carreta e excesso de velocidade, situações que poderiam ter sido evitadas com a manutenção preventiva do veículo e prudência dos condutores. Assista ao vídeo aqui.

“Todos os colaboradores da empresa estão empenhados em mudar essa triste realidade. A campanha ‘Chega!’ nasceu com o objetivo de evitar a normalização de comportamentos irresponsáveis que colocam a vida de muitos em risco. Um trânsito seguro se faz com respeito à coletividade. Contamos com a consciência dos milhares de usuários que passam por nossas rodovias todos os dias”, alerta Marcelo Sato Mizusaki, superintendente do Núcleo de Operações da Arteris.

Entre os anos de 2010 e 2020, a Arteris reduziu em 51% as fatalidades em 3.200 quilômetros de rodovias, o que a fez superar a meta do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. O mesmo pacto foi renovado voluntariamente pela empresa em busca de reduzir mais 50% das mortes na próxima década, entre 2020 e 2030.

Para reduzir o alto número de sinistros nas rodovias brasileiras, a Arteris realiza uma série de iniciativas de conscientização. Somente neste ano, a companhia já realizou 1.052 ações dos Programas Viva, que fiscalizam, distribuem panfletos e orientam usuários com dicas importantes sobre segurança viária. Ao todo, mais de 97,4 mil pessoas já foram impactadas em 2024. “As ações de conscientização são importantes, porém, é necessário que os usuários também colaborem a partir de suas atitudes quando decidem utilizar as rodovias”, finaliza Sato.