Notícias
25/03/2025
Arteris Fernão Dias capacita 68 professores da rede pública para promover trânsito mais seguro e cidadania planetária

Quinto encontro da Jornada de Inovação Pedagógica aconteceu em Pouso Alegre/MG
Pouso Alegre, 25 de março de 2025 – A Arteris Fernão Dias deu início à Jornada de Inovação Pedagógica em Pouso Alegre (MG), reunindo 68 professores da rede pública em uma formação voltada para temas essenciais como trânsito mais humano e cidadania planetária.
A capacitação foi conduzida pela coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris, Maria José Finardi, com organização das analistas Ana Carolina do Prado Souza e Cintia Vanessa Paulino da Silva. A iniciativa faz parte dos programas Projeto Escola e Viva Meio Ambiente, promovidos há 24 anos pela concessionária.
Depois do encontro, os professores seguirão com o apoio da analista Ana Carolina, que vai acompanhar de perto a aplicação das atividades em sala de aula — ajudando a transformar o aprendizado em ações práticas. Todas as escolas participantes também receberam materiais didáticos para reforçar o conteúdo e estimular mudanças reais no comportamento, tanto no trânsito quanto em relação à cidadania planetária.
“Há 11 anos atuo no Projeto Escola Arteris e já vi muitas vidas sendo transformadas, dentro e fora da escola. Acredito que ensinar educação no trânsito ainda nas escolas é um passo importante para termos, no futuro, pessoas mais conscientes e responsáveis”, afirma Ana Carolina.

Maria José também reforça a importância dos educadores nesse processo. “Os professores são a base da transformação social. Quando levamos temas como segurança no trânsito e cidadania planetária para a escola, estamos plantando uma semente que vai muito além da sala de aula — ela alcança as famílias, os vizinhos, a comunidade inteira. Acreditamos que a educação é o caminho para um futuro mais seguro e sustentável.”
O evento contou ainda com a presença de Ricardo Silva (diretor superintendente de operações da Arteris Fernão Dias) e Giuliano Orlando (gerente técnico), que destacaram a importância de começar a educação no trânsito desde cedo, como estratégia fundamental para construir vias mais seguras e com mais respeito à vida.

Mais de 400 mil alunos impactados em todo o Brasil
Os programas Projeto Escola e Viva Meio Ambiente já alcançaram mais de 400 mil alunos e 30 mil professores de mais de mil escolas públicas, em 163 municípios. As iniciativas seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima).
Essas ações fazem parte do compromisso da Arteris com a segurança viária. Entre 2010 e 2020, os esforços da concessionária contribuíram para uma redução de 51% nas fatalidades nas rodovias sob sua gestão — meta estipulada pela ONU. Agora, para a década de 2020 a 2030, a empresa renova esse compromisso com o objetivo de reduzir em mais 50% os acidentes, reforçando seu papel na construção de um trânsito mais seguro, consciente e responsável no Brasil.