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18/02/2025
Arteris Intervias completa 25 anos com R$5,3 bi investidos em rodovias de SP
Em duas décadas, mais de R$411 milhões foram repassados em impostos a municípios que fazem parte do trecho concedido; fatalidades tiveram redução de 53,7%, entre 2010 e 2020
São Paulo, 18 de fevereiro de 2025 – A Arteris Intervias comemora, nesta terça-feira (18), 25 anos de operação das rodovias estaduais SP-330, SP-147, SP-191, SP-215, SP-352, SPI-165/330 e SPI-054/147. Ao longo dessa história, a concessionária investiu mais de R$5,3 bilhões em obras de melhorias, com destaque para 64 quilômetros de duplicações, 117,4 quilômetros de novas pistas, faixas adicionais e contornos, além de 11 passarelas e 35 pontes e viadutos.
A empresa controlada pela Arteris, uma das maiores gestoras de rodovias do país, assumiu a administração das vias no interior da capital paulista em fevereiro de 2000, sendo uma das primeiras a fazer parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Desde então, os investimentos têm gerado resultados significativos: entre 2010 e 2020, houve redução de 53,7% nas fatalidades, índice que superou a meta voluntária da companhia em linha com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que era de 50%. A mesma meta foi pactuada novamente entre 2020/2030.
“A Intervias é a concessão mais antiga da Arteris e tivemos, no ano passado, uma grande vitória que foi a revisão do contrato e a extensão dessa concessão até 2039. Quero parabenizar todos que contribuíram e construíram a história da Intervias, que é um elemento chave para termos transformado a Arteris no que é hoje e com as perspectivas que vemos pela frente ”, comemora Sérgio Garcia, diretor-presidente da Arteris.
Em 2024, a Arteris Intervias e o Governo do Estado de São Paulo assinaram acordo para estender o seu contrato de concessão até 2039, uma oportunidade de garantir ainda mais investimentos, qualidade e conforto para quem utiliza as rodovias. “A história da Intervias foi construída diariamente com a dedicação de inúmeros profissionais comprometidos em proporcionar segurança, oferecer serviços de excelência e preservar vidas nas estradas. Estamos avançando de forma consistente com obras estratégicas em andamento, como o recapeamento da SP-330 e a duplicação da SP-191, no trecho entre Araras e Rio Claro, que têm contribuído para proporcionar mais segurança e conforto aos usuários”, destaca Ricardo Gerab, diretor superintendente da Arteris Intervias.
Pioneira em tecnologia e inovação
A Arteris Intervias sempre foi pioneira em inovação, buscando constantemente soluções que beneficiam a mobilidade e a segurança. Em 2001, a empresa foi uma das primeiras a adotar o pedágio eletrônico com etiquetas tag, facilitando a travessia das rodovias. No ano seguinte, em 2002, destacou-se ao utilizar o asfalto borracha na recuperação de pavimentos, uma inovação que trouxe mais durabilidade e qualidade às estradas de São Paulo.
Em 2004, a Arteris Intervias foi a primeira no Brasil a implementar a reciclagem de pavimento diretamente nas obras, além de instalar Call Boxes ao longo das rodovias para facilitar o contato em situações de emergência. No mesmo ano, a empresa também implantou os Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), trazendo mais informações e segurança para os motoristas.
Avançando no tempo, entre 2012 e 2014, a companhia modernizou o Centro de Controle e Segurança Operacional, aprimorando ainda mais sua capacidade de monitoramento e resposta em tempo real. Já em 2022, a inovação continuou com a implantação do pagamento de pedágio por aproximação, proporcionando mais comodidade aos usuários das rodovias.
Entre as conquistas mais recentes, em 2024, Arteris Intervias deu um passo significativo em direção à sustentabilidade, implantando nove usinas solares que contribuem para a geração de energia limpa. Em 2025, a empresa celebra também o primeiro ano de operação do guincho 100% elétrico, reafirmando seu compromisso com a inovação e o meio ambiente.
Responsabilidade com o desenvolvimento sustentável
Os valores da Arteris impulsionam a concessionária a atuar no desenvolvimento das comunidades onde opera. O Projeto Escola, iniciado há 24 anos, é uma iniciativa que promove a educação no trânsito e a cidadania entre estudantes.
Além disso, a Arteris Intervias já restaurou aproximadamente 210 hectares, com o plantio de 351,2 mil mudas de espécies nativas, e contribuiu para a receita dos municípios por meio do repasse do ISS (Imposto sobre Serviços), totalizando R$411 milhões entre 2000 e 2025.
Com 25 anos de história, a Arteris Intervias reafirma seu compromisso com a segurança, a inovação e a sustentabilidade, garantindo um futuro ainda mais promissor para as rodovias paulistas.
Confira a seguir alguns dos principais investimentos em obras:
Rodovia Anhanguera (SP-330): um corredor estratégico para o interior paulista: A Rodovia Anhanguera, modernizada pela Arteris Intervias, é um importante corredor logístico de São Paulo. Ao longo da Concessão, o trecho recebeu recapeamento, novos acessos, faixas adicionais, alargamento de pontes e um sistema de telecomunicações, garantindo melhor infraestrutura, conforto e segurança para os usuários.
Duplicação da SP-147 e implantação do Contorno de Mogi Mirim: A duplicação da SP-147 é outro marco da Arteris Intervias no interior paulista. Ao todo, foram duplicados 56,5 km entre Itapira e Limeira, entrega final aos usuários em 2019. O Anel Viário Prefeito Jamil Bacar foi a maior obra realizada nesse trecho, beneficiando não apenas a população de Mogi Mirim, mas também toda a região turística do Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais.
Construção das faixas adicionais da SP-191 e SP-215: Nos anos de 2023 e 2024, a Arteris Intervias entregou as faixas adicionais na Rodovia Wilson Finardi (SP-191), próximo ao bairro rural do Morro Grande, em Araras, e na Rodovia Vicente Botta (SP-215), em Descalvado.
Duplicação da Wilson Finardi (SP-191): Entre as obras mais recentes em andamento, destaca-se a duplicação de 17,5 km da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), do km 52,7 ao km 70,2, no trecho entre os municípios de Araras e Rio Claro. O investimento possibilitará a construção de novas faixas de rolamento, um dispositivo de retorno, duas pontes de concreto e uma galeria.