Notícias

15/08/2022

Arteris Litoral Sul anuncia empresa que dará continuidade às obras no Túnel 3 do Contorno Viário

O consórcio formado pelas empresas Aterpa e J. Dantas, responsável pelos outros três túneis do empreendimento, assume os trabalhos neste dispositivo

A Arteris Litoral Sul anunciou nesta segunda-feira, 15 de agosto, que o Consórcio Túneis Litoral Sul, composto pelas empresas Aterpa e J. Dantas, irá dar continuidade às obras no Túnel 3 do Contorno Viário de Florianópolis, que estava sob responsabilidade da Camargo Corrêa Infra até junho deste ano. As obras no local estão em fase de escavações subterrâneas.

O Consórcio Túneis Litoral Sul já é responsável pela construção dos outros três túneis do Contorno, o túnel 4, entre os municípios de Biguaçu e São José, e os túneis 1 e 2, em Palhoça. Nos túneis 1 e 4 as escavações subterrâneas foram concluídas nas duas pistas e a empresa trabalha na escavação do rebaixo (base do pavimento) e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento. Já o túnel 2 segue em fase de escavações subterrâneas.  

O diretor de operações sul da Arteris, Cesar Sass, reforça o comprometimento da concessionária com as obras do Contorno Viário de Florianópolis. “É com muita satisfação que anunciamos que a partir de agora o Consórcio Túneis Litoral Sul passa a ser responsável pelos quatro túneis do empreendimento. Sabemos do comprometimento das empresas e temos certeza de que os trabalhos seguirão em um bom ritmo. O Contorno Viário é um compromisso da Arteris com a sociedade catarinense e estamos trabalhando para concluir essa obra até dezembro de 2023”, comenta.

O Contorno Viário de Florianópolis é a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no país, com a mobilização de R$ 3,7 bilhões em investimentos, e compreende a construção de corredor expresso de 50 km de pistas duplas, 6 acessos por trevos, 4 túneis duplos, 7 pontes e mais de 20 passagens em desnível. Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 11km de pavimentação.

Além dos trabalhos nos túneis, em toda a extensão da obra estão em andamento serviços de drenagem, terraplanagem, construção de obras de artes especiais, como túneis, viadutos e trevos.

O processo de contratação da empresa que assumirá as obras nos demais trechos que estão em transição, como os trevos da futura rodovia com a BR-101 Sul e com a BR-282, e o tronco do Contorno Viário em Palhoça, está em ritmo avançado. O resultado será anunciado oportunamente