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26/05/2022

Arteris Litoral Sul conclui a escavação subterrânea da pista sul do túnel 1, em Palhoça

Tecnicamente conhecido como “vazamento de túnel”, o feito representa a escavação completa da pista, de uma ponta a outra

Na última semana, a Arteris Litoral Sul registrou mais um marco no avanço das obras do Contorno Viário de Florianópolis, a conclusão da escavação subterrânea da pista sul do túnel 1, em Palhoça. Esse é o segundo dispositivo da obra a registrar esse marco, sendo que o túnel 4, entre os municípios de Biguaçu e São José, teve a escavação subterrânea concluída nas duas pistas. A pista norte do túnel 1 segue em escavação subterrânea e a previsão é que o encontro entre as duas frentes ocorra em agosto.

O Contorno Viário conta com a construção simultânea de quatro túneis duplos, e o túnel 1 é o maior deles, como explica o gerente de obras subterrâneas do Contorno Viário, Cláudio Kazuo. “Esse dispositivo tem 970 metros de extensão em cada pista, altura variada de 10 a 12 metros e chega a ter 15 metros de largura. Ele tem duas faixas de rolamento, acostamento e rotas de fuga para pedestres. Além disso, ele tem uma particularidade, que é o fato de ser em curva. Isso traz um desafio ainda maior em relação à topografia, já que é preciso fazer com que os túneis se interliguem sem desvio”, explica o gerente.

Além de representar o avanço no andamento das obras, esse marco irá facilitar a logística de trabalho no canteiro, permitindo que o túnel sirva de passagem para a movimentação de máquinas e equipamentos da obra. “Um exemplo disso é que no emboque sul desse túnel temos estocado cerca de 130 mil metros cúbicos de rochas e solos, que não foram removidos por uma dificuldade de logística de transporte. Agora, poderemos passar esse material pelo túnel e dar o destino a ele, seja para o bota fora ou para o reaproveitamento na obra”, comenta Cláudio Kazuo.

A autorização da ANTT para o início das obras dos túneis do Contorno ocorreu em janeiro de 2021, quando iniciaram os trabalhos de supressão vegetal, seguido da construção dos emboques e início das escavações. A partir de agora, as obras na pista sul do túnel 1 avançam para as fases de escavação do rebaixo e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento.

O diretor de operações sul da Arteris, Cesar Sass, reforça que esse marco é mais um passo importante na construção do Contorno. “Temos um compromisso com a sociedade catarinense, que é concluir a obra do Contorno Viário em dezembro de 2023. A conclusão do vazamento de mais uma pista de um túnel do Contorno é mais uma prova do comprometimento da Arteris com essa obra, que é a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil”, comenta.

O gerente de obras subterrâneas do Contorno lembra o trabalho de toda a equipe envolvida nessa obra. “Não se constrói nada sozinho e por trás das obras dos túneis do Contorno existe uma equipe muito ampla, que se reveza, de segunda a sábado. A responsabilidade e comprometimento de todos, da produção, engenharia, segurança do trabalho, qualidade, meio ambiente, da equipe da comunicação, que faz a interlocução com a sociedade, é o que faz a obra avançar. Essa é mais uma conquista de todos”, conclui Cláudio Kazuo.

O Contorno Viário de Florianópolis será uma via expressa de 50 km e além dos quatro túneis duplos contará com seis acessos por trevos, 14 pontes e mais de 20 passagens em desnível.