Notícias

05/06/2023

Arteris Litoral Sul trabalha para preservar a Biodiversidade da região do Contorno Viário

No dia 22 de maio foi celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organização das Nações Unidas. A Biodiversidade é a soma da quantidade de vida que engloba a riqueza das espécies, número de espécies, e diversidade dos genes, material genético, presentes em um determinado local.

As maiores ameaças à biodiversidade no planeta são a poluição, a destruição de habitats, a introdução de espécies exóticas, o crescimento populacional desenfreado e a superexploração de recursos biológicos.

A gerente de meio ambiente e sustentabilidade do Contorno Viário de Florianópolis, Daniela Bussmann, ressalta que embora proteger a biodiversidade no mundo pareça uma tarefa enorme, nas obras do Contorno o trabalho executado parte da premissa de que se pensa globalmente, mas se age localmente. “Estamos trabalhando para fazer a nossa parte. Além de realizarmos o controle das emissões atmosféricas de todos os mais de 800 equipamentos mobilizados, fazemos a gestão de 100% dos resíduos gerados nas frentes de serviço, recuperamos todas as áreas degradadas para a construção da obra e realizamos o consumo consciente de recursos naturais durante a execução da obra. Além disso, nós também trabalhamos com muita ênfase no controle das espécies exóticas”, afirma.

Daniela explica que o projeto de compensação ambiental do Contorno Viário realizado na baixada do Maciambu, já removeu cerca 56 mil exemplares de espécies exóticas, contribuindo para a regeneração da restinga. A espécie com maior incidência encontrada foi o pinus, que é muito agressivo e cobre rapidamente todo o solo, não deixando que a vegetação nativa se desenvolva.

Conheça um pouco mais sobre as ações da Arteris Litoral Sul para a conservação da biodiversidade na baixada do Maciambu no vídeo abaixo.