Notícias
28/04/2023
Arteris realizou o resgate de 12 sítios arqueológicos na região do Contorno
A Arteris Litoral Sul, através do Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial, realiza o acompanhamento das frentes de obra e resgate de sítios arqueológicos encontrados na região que compreende os 50km do Contorno Viário de Florianópolis. Foram resgatados 12 sítios arqueológicos, divididos em três classificações.
Dos sítios arqueológicos encontrados, os denominados Rio Inferninho l, Morro do Cipó I, Cova Funda II e Baixo Aririú são classificados como históricos. Já os sítios Santa Terezinha I, Rússia I, Rússia II, Rússia III, Rússia IV, Aririú I e Pedra Branca I são classificados como lítico pré-colonial. E apenas o sítio arqueológico denominado como Cova Funda é da tipologia multicomponencial.
A gerente de sustentabilidade e meio ambiente do Contorno Viário, Daniela Bussmann, explica que através do programa é possível garantir que todos os impactos previstos sejam monitorados e acompanhados e que as medidas mitigadoras sejam implantadas de maneira eficaz, zelando pelo patrimônio material e histórico da região”.
Além do monitoramento arqueológico em atividades de acompanhamento da obra, o Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial também atua com atividades relacionadas à educação patrimonial nas áreas de influência direta do empreendimento, com escolas da região. Entre as ações, já foram realizadas 25 oficinas “Conversando sobre o Meu Patrimônio”, que envolveu 1.269 estudantes de Palhoça, além de 199 palestras sobre Arqueologia em Atividade de Integração com 10.138 trabalhadores da Arteris.
O programa é acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz parte do processo de licenciamento ambiental do Contorno Viário de Florianópolis.