Notícias

13/10/2016

AUTOPISTA APRESENTA GESTÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DO CONTORNO VIÁRIO PARA ALUNOS DA UNISUL

Estudantes das engenharias Civil e Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina tiveram a oportunidade de saber como funciona na prática a rotina da gestão ambiental de uma obra.

A equipe de Meio Ambiente da Autopista Litoral Sul que atua nas obras do Contorno Viário de Florianópolis apresentou para alunos das engenharias Civil e Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) o processo de Gestão Ambiental das obras da nova rodovia. O convite para participar da semana acadêmica e de interação com os alunos partiu da própria instituição. Entre os assuntos apresentados, o foco foi a dinâmica de implementação dos 13 programas ambientais em desenvolvimento, além de sete subprogramas e também o Componente Indígena. Além disso, o histórico do processo de licenciamento do Contorno Viário e vídeos da obra também foram apresentados. Aproximadamente 25 estudantes participaram da palestra, que ocorreu no Campus Pedra Branca, em Palhoça.

Durante a palestra, que durou cerca de duas horas, a bióloga e analista de Meio Ambiente da Autopista, Marília Dordete, esclareceu diversas dúvidas dos alunos. “Esse tipo de trabalho é muito enriquecedor, uma vez que é possível realizar essa troca de informações com os futuros profissionais, além de poder esclarecer a complexidade dos trabalhos referentes ao Contorno e que vão muito além das obras”, destacou a bióloga.

Para a professora Anelise Leal Cubas, coordenadora da área tecnológica dos cursos de engenharia da universidade, “a participação intensa dos estudantes, com diversas perguntas sobre os trabalhos nas obras do Contorno, mostra o sucesso deste tipo de encontro, em que é possível conhecer a profissão com o olhar do mercado,” explicou.

O engenheiro ambiental e atualmente aluno do curso de engenharia civil, Michel Rodolfo Seemann, explicou que a palestra foi muito importante para a compreensão das atividades desenvolvidas com a construção do Contorno. “Acompanhamos a construção do contorno e é muito bom saber que programas e condicionantes estão sendo cumpridos integralmente, que a empresa fiscaliza e cobra das empreiteiras a execução de todas as normas, resoluções e portarias. Como estudante da área e cidadão estou muito satisfeito”, descreveu o aluno.

Para conhecer os programas e subprogramas em desenvolvimento na implantação do contorno de Florianópolis, visite o site contornoantigo.arteris.com.br.