Notícias

12/08/2015

Autopista Litoral Sul entrega relatório de ações de educação ambiental realizadas no primeiro semestre de 2015

A Concessionária entregou o documento às secretarias de educação dos municípios de entorno das obras do Contorno Viário de Florianópolis. Em Biguaçu, a secretária de Educação recebeu as equipes e destacou que parceria é fundamental.

Durante o primeiro semestre deste ano a Autopista Litoral Sul desenvolveu uma série de atividades de Educação Ambiental em escolas da área de influência das obras do Contorno Rodoviário de Florianópolis. Para consolidar as ações e mostrar os resultados do projeto Circuito Ambiental – que compôs atividades em oitos escolas dos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça – a Autopista entregou às Secretarias de Educação desses municípios um relatório detalhado do que foi realizado entre fevereiro e julho. Além disso, nas próximas semanas a Autopista vai encaminhar o plano de atividades para este segundo semestre, que vai focar no trabalho com alunos de 8º e 9º anos.

Nessa primeira parte do ano, a equipe de Educação Ambiental da concessionária realizou encontros com turmas do 1º e 2º ano de oito escolas. Em Biguaçu, a atividade foi realizada na Escola Professor Donato Alípio de Campos, que fica no bairro Prado. Incluindo todos os municípios, cerca de 600 crianças participaram do projeto e aprenderam sobre conservação do meio ambiente, destino correto para o lixo, segurança no trânsito, fauna e flora local. Os temas abordados pelos educadores ambientais também foram utilizados pelos professores nas demais atividades curriculares.

Para a secretária de Educação de Biguaçu, Márcia Rodrigues de Azevedo, esse tipo de parceria – entre o Poder Público e a empresa – é muito importante na educação, pois fomenta o desenvolvimento do aprendizado de temas importantes que vão além do que está no currículo das escolas. “Essas ações abordam o que chamamos de temas transversais e nem sempre é possível que os professores trabalhem estes temas em sala de aula. São assuntos de fundamental importância para a qualidade de vida e para a qualidade de ensino que queremos para nossas crianças aqui de Biguaçu”, avaliou.

A secretária ainda explicou sobre a importância da Autopista ter conduzido a parceria de forma didática e transparente. “O projeto foi abordado de forma didática, apresentado para a comunidade, para os professores, para os pais, para o prefeito e para a Secretaria de Educação. Dessa forma, não foi colocado de forma imposta. Foi aceito e trabalhado com os professores que, junto com as crianças, serão multiplicadores para outros profissionais da escola e para as famílias. Foi uma abordagem fundamentada, feita de forma consciente, preparada, planejada e é assim que a educação trabalha aqui em Biguaçu”, concluiu.