Notícias
26/05/2023
Detonações de rochas no Contorno Viário seguem rígidos controles ambientais
A Arteris Litoral Sul realiza periodicamente detonações de rochas necessárias para a implantação do Contorno Viário de Florianópolis. Somente no ano de 2022, foram realizadas mais de 2.500 detonações, em diferentes áreas da obra, divididas em desmonte de rochas a céu aberto e desmonte de rochas subterrâneas, necessárias para a construção dos oito túneis que fazem parte do Projeto. Em média, mensalmente são realizados cerca de 300 eventos de detonação no empreendimento, o que implica em cerca de 600 relatórios de análises de
monitoramento ambiental.
A gerente de meio ambiente e sustentabilidade do Contorno Viário, Daniela Bussmann, explica que todas as detonações seguem rígidos controles ambientais, que monitoram a geração de ruídos, vibrações e ultra lançamentos na zona de influência adotada em cada plano de fogo.
“Os dados são coletados por meio da leitura realizada por sismógrafos e geofones instalados no local ou na edificação mais próxima do desmonte, onde se presume que sejam atingidos os maiores valores de pressão acústica. Após os desmontes é feito o caminhamento na área para verificar possíveis lançamentos de fragmentos de rocha além do raio de segurança definido no plano de fogo”, explica.
Além desse acompanhamento, cada detonação é previamente comunicada à comunidade vizinha. Além disso, é realizada a evacuação das pessoas que moram próximas às áreas onde ocorrem os desmontes a céu aberto.
O projeto do Contorno Viário de Florianópolis é licenciado pelo IBAMA e e possui programa ambiental específico voltado ao controle ambiental das detonações em túneis e de desmontes a céu aberto.
Confira o relatório das detonações de 2022 e o relatório até abril de 2023.