Notícias
06/09/2021
Monitoramento de fauna identifica espécies de aves no Contorno Viário
Atividade é realizada periodicamente e contribui para a manutenção do ecossistema local
Quatro vezes ao ano, a equipe de meio ambiente da Arteris Litoral Sul realiza o Monitoramento de Fauna e Bioindicadores, a fim de coletar informações sobre as espécies de animais vertebrados que habitam o Contorno Viário de Florianópolis nas diferentes estações do ano.
As espécies são divididas nos grupos de aves, répteis, anfíbios, mamíferos (médios e grandes, pequenos e voadores) e peixes, em pontos diferentes do empreendimento, utilizando metodologias adequadas para cada um deles, de acordo com as características das diferentes classes.
O monitoramento de aves se dá por meio de circuitos de audição e captura com redes de neblina armadas nas áreas de trânsito dos animais. Todos os indivíduos capturados são identificados, fotografados, medidos, pesados, marcados com anilha e soltos. Esse procedimento é chamado de biometria.
“O monitoramento é importante para conhecer a fauna existente no entorno do Contorno, identificando espécies raras ou endêmicas. Além disso, ajuda a medir a interferência do empreendimento na dinâmica de vida dos animais, para estudar formas de mitigar ou minimizar os impactos sobre a fauna local”, relata a coordenadora de meio ambiente da Arteris Litoral Sul, Daniela Bussmann. Todos os profissionais envolvidos na atividade são autorizados pelo IBAMA, que também aprova as metodologias utilizadas no estudo.