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18/12/2019

OBRAS DO CONTORNO ULTRAPASSAM CINCO MILHÕES DE HORAS-HOMEM SEM ACIDENTES DE TRABALHO

Controles rigorosos e cooperação de todos foi o que permitiu que a marca, considerada significativa em obras do tipo, fosse atingida

As obras do Contorno Viário de Florianópolis ultrapassaram na última semana a marca de cinco milhões de horas-homem sem acidentes de trabalho com afastamento, o que representa 940 dias ininterruptos. Para o engenheiro Marcelo Módolo, superintendente de investimentos do Contorno, esse índice resulta, entre outros fatores, de um intenso e dedicado sistema de gestão de segurança tanto da Arteris como das contratadas. “A segurança dos colaboradores e usuários das rodovias é o nosso principal valor e, para alcançar essa expressiva marca, muito significativa em uma obra dessa envergadura, temos processos baseados em procedimentos e instruções rigorosas do nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, que têm como pilar fundamental o comprometimento das lideranças de campo. Podemos citar ainda a dedicação das equipes de segurança da Arteris e também das contratadas, sempre com o mesmo foco”, destaca Módolo.

Para celebrar e compartilhar o marco, além de reforçar as premissas de segurança, foi realizado um “diálogo diário de segurança (DDS)” especial reunindo os cerca de 1.300 colaboradores diretos do Contorno.

Sobre o Contorno

O Contorno Viário de Florianópolis está sendo construído pela Arteris Litoral Sul com o objetivo de desviar o tráfego de longa distância da BR-101, na região de Florianópolis. Os estudos realizados preveem que a rodovia irá proporcionar uma redução significativa na intensidade deste tráfego, melhorando a competitividade logística de Santa Catarina.

Com investimentos, até o momento, superiores a R$ 1 bilhão, o Contorno será uma rodovia classe zero, ou seja, um corredor expresso com velocidade operacional de 100 km/h em todo o percurso, seis acessos por meio de trevos, quatro túneis duplos, sete pontes, mais de 20 passagens em desnível e um total de 50 quilômetros de extensão, dos quais 34 já estão em obras.