Notícias

13/03/2023

Programa de Afugentamento e Salvamento de Fauna resgatou 1.974 espécimes na área da obra do Contorno Viário

Entre os Programas Ambientais executados pela Arteris Litoral Sul nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, um deles é o de Afugentamento e Salvamento de Fauna. A iniciativa tem como objetivo efetuar a captura dos animais e assegurar sua sobrevivência durante as atividades de supressão da vegetação, decapagem de solo, remoção e destinação de material lenhoso, intervenções em corpos hídricos, entre outras atividades gerais da obra que possam oferecer riscos à fauna da região.

A analista ambiental Ludmylla Sanchez, responsável pela execução do programa ambiental nas obras do Contorno, explica a importância do Programa. “Em termos práticos, o programa tem como consequência principal a mitigação do impacto das atividades de obras na fauna da região, diminuindo o risco de interferências nas espécies que habitam as imediações do projeto e nos fragmentos florestais próximos.
Partindo da ideia de que nossa fauna/flora são patrimônios naturais públicos, o programa é uma ferramenta funcional, fundamental na manutenção desse patrimônio. Outra questão importante é atenuar a interferência nas populações de espécies ameaçadas de extinção, uma vez que o bioma Mata Atlântica é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo”, esclarece Ludmylla.

O Programa já executou 67 campanhas, com 1.974 registros de fauna resgatados.

O grupo com maior incidência nas atividades de resgate foi o de repteis, com 737 registros, seguido dos anfíbios, com 700 espécimes resgatadas, dos mamíferos, 185 resgates, das aves, com 174 registros e dos peixes, com 79 registros.