Notícias
29/02/2024
Programa de monitoramento mede a qualidade do ar e ruído
O monitoramento da qualidade do ar e ruído durante a fase de implantação do Contorno Viário de Florianópolis é realizado em atendimento ao Plano Básico Ambiental estabelecido na fase de licenciamento ambiental (Licença de Instalação nº 1393/2021), e é fundamental para proteger a saúde pública, garantir conformidade regulatória, demonstrar responsabilidade ambiental e gerenciar riscos.
Até o momento, foram realizadas 54 campanhas de monitoramento do ar e ruído, em conformidade ao subprograma de controle, minimização e monitoramento de emissões atmosféricas e ruídos na fase de construção.
Na última campanha, 12 pontos ao longo do trecho de implantação da rodovia foram averiguados e a qualidade do ar para todos eles foi classificada como boa, segundo a Resolução CONAMA nº 491/2018.
Já a para avaliar a qualidade do ruído, 33 pontos são avaliados, sendo 27 diurnos e 6 noturnos. Todos os pontos de monitoramento noturno medidos encontram-se em conformidade com as normativas, e 16 pontos diurnos possuem variações de pressão sonora devido à proximidade com áreas urbanas que contribuem com alterações nas medições.