Notícias

13/02/2023

Programa de recuperação de áreas degradadas e passivos ambientais

A recuperação das áreas degradas durante a execução do Contorno Viário faz parte dos programas ambientais desenvolvidos em atendimento à Licença de Instalação do empreendimento. Durante esse processo, todas as áreas utilizadas são monitoradas pela gestão ambiental da obra, e após a finalização das atividades no local, são realizadas ações para recuperá-las.

Entre as técnicas utilizadas está a hidrossemeadura, aplicada em áreas de corte de solo (taludes), que compreende a recuperação da camada vegetal através do plantio por jateamento de mistura de sementes e fertilizante em áreas de solo exposto. Na área de abrangência da obra do Contorno, aproximadamente 32.400m² de áreas com solo exposto tiveram aplicação de hidrossemeadura, com o objetivo de proteger os taludes contra processos erosivos. O plantio de grama também é uma técnica utilizada para proteção do solo exposto, e aproximadamente 68.000m² de áreas degradadas já obtiveram proteção do solo com essa técnica.

“Após as intervenções no solo, ainda é preciso recuperá-lo e a hidrossemeadura, juntamente com a terraplanagem, auxilia no processo”, explica a Gerente de Sustentabilidade do Contorno Viário, Daniela Bussmann. 

Outra responsabilidade da Arteris é em relação aos passivos ambientais, que se caracterizam por serem áreas degradadas que não foram provocadas por atividades de implantação do contorno, mas que estão dentro dos limites da faixa de domínio. Das 56 áreas de passivos ambientais situadas na faixa de domínio, 25 encontram-se recuperadas, 25 estão em fase de recuperação e outras seis serão recuperadas até o término das obras, em dezembro de 2023.