Notícias
05/04/2024
Proteção de rios, nascentes e mananciais é uma premissa da Arteris Litoral Sul
No mês de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. Os rios desempenham um papel vital nos ecossistemas locais, fornecendo habitat para uma diversidade de espécies, além de funções essenciais na regulação do ciclo da água e da biodiversidade.
Ao longo de toda a extensão do Contorno Viário, uma série de rios, nascentes e mananciais integram o ecossistema da região. Durante todo o processo de execução da obra, uma série de ações de preservação dos recursos hídricos foram implementadas.
Um exemplo disso são os cursos d´água ao longo da futura rodovia, que foram ou desviados para galerias ou mantém a sua passagem por pontes, para garantir que o fluxo da água fosse respeitado.
A construção da Ponte sobre o Rio Biguaçu é outro exemplo de obra implantada que reforça o compromisso da Arteris com o meio ambiente. Durante sua construção, diversos mecanismos de proteção ambiental provisórios foram executados para evitar o carreamento de sedimentos e incidentes com produtos químicos. Toda a operação foi realizada sem o registro de incidentes.
Outro destaque é o Programa de Controle, Monitoramento e Mitigação de Impactos nos Recursos Hídricos, em que uma série de medidas e procedimentos são executados para evitar impactos nas águas. Neste programa, 38 campanhas trimestrais de monitoramento foram realizadas até o momento, em 7 corpos hídricos que transpassam as obras do Contorno, sendo 1 campanha realizada antes do início da obra, em 2014.
Além disso, através do monitoramento são analisados os parâmetros físico-químicos da qualidade da água, assim como são avaliadas as proteções físicas, definitivas e provisórias, instaladas em rios para proteção contra processos erosivos.