Notícias
08/08/2023
Quem faz o Contorno - Maria Eduarda Vaz
Natural de Florianópolis (SC), Maria Eduarda Vaz, de 25 anos, é engenheira ambiental e sanitarista pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), pós-graduada em engenharia de produção pela Uniasselvi e possui MBA em gestão de projetos, também pela Uniasselvi.
Em 2016, Maria Eduarda fundou uma microempresa de consultoria e educação ambiental, em parceria com uma amiga pedagoga, e nesta fase pôde ter uma base de como realizar contato com clientes e estruturar metas. Em 2018, começou a trabalhar nas obras do Contorno Viário de Florianópolis como estagiária na equipe técnica de supervisão ambiental, e logo após, passou a integrar a equipe de Meio Ambiente de uma das construtoras responsáveis pelas obras.
Em diferentes contratos, atuou como técnica de meio ambiente, analista socioambiental e supervisora ambiental, onde desenvolveu sua percepção de planejamento e controle de produção, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão financeira e relacionamento com equipes. Em 2022, ingressou para a equipe de coordenação de meio ambiente da Arteris nas obras de implantação do contorno.
Atualmente, a engenheira atua como analista ambiental sênior da Arteris, nas obras do Contorno Viário, desenvolvendo atividades de gestão de contratos e equipes, gestão de KPIs de meio ambiente e sustentabilidade, análise de aspectos e impactos socioambientais, licenciamento ambiental, elaboração de relatórios, além de realizar reuniões operacionais com prestadores de serviços e a comunicação com órgãos ambientais. Maria Eduarda também é responsável pela condução das equipes de supervisão ambiental e de arqueologia da obra, que garante a execução correta dos sete subprogramas que formam o programa ambiental da construção (PAC) e mais cinco programas ambientais presentes na Licença de Implantação do Contorno.
“A engenharia ambiental em grandes obras especiais não é mais uma visão do futuro, mas sim do presente. Um Sistema de Gestão Ambiental e uma agenda comprometida com metas e objetivos sustentáveis conduzidos por especialistas da área que formam um sólido pilar para a saúde de uma organização”, afirma a engenheira.
Maria Eduarda pontua que trabalhar no Contorno Viário de Florianópolis é um grande motivo de orgulho profissional e pessoal, pois envolve duas paixões, a engenharia e o meio ambiente. “A coordenação de assuntos ambientais que realizamos na obra é referência no ramo, visto todo o cuidado nos processos e a prevenção dos recursos naturais desenvolvidos e comprovados pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Me desenvolvi muito como engenheira no contorno, agregando capacidades e habilidades que levarei para a vida. Por ser da região de Florianópolis, sei o quanto esta obra é esperada em escala estadual e o quanto trará benefícios para o desenvolvimento do estado, e é um orgulho fazer parte dessa grandiosidade”, finaliza.
Maria Eduarda atua na obra desde 2018