Notícias
19/07/2016
RESULTADO DAS DETONAÇÕES DE ROCHAS
Autopista Litoral Sul realiza detonações necessárias à construção do Contorno Viário de Florianópolis – Relatório 9.
Desde março de 2016, a Autopista Litoral Sul realiza detonações de rochas necessárias para a implantação do Contorno Viário de Florianópolis. O conteúdo abaixo apresenta os resultados do monitoramento de ruídos e vibrações da atividade ocorrida no dia 15 de junho.
A detonação ocorreu entre os km 217+820 e km 217+940 e as ações de monitoramento fazem parte do Subprograma de Controle, Minimização e Monitoramento de Impactos provocados pela Construção dos Túneis e de Áreas de Desmonte de Rocha do Contorno Rodoviário de Florianópolis.
Ruído
No evento do dia 15 de junho, a medição com o sismógrafo foi feita a uma distância de 245 metros do ponto central da detonação e a pressão acústica (ruído) registrada no momento do evento foi de 131 decibéis, valor abaixo do limite estabelecido na NBR 9653:2005 (134 dB).
Ultralançamento
Os fragmentos de rocha foram lançados a uma distância máxima de 190 metros, dentro no perímetro circular de segurança de 500 metros e também dentro do perímetro circular de evacuação com 700 metros, adotado para a segurança da população residente no entorno, portanto não foi observado qualquer ultralançamento.
Vibrações
O monitoramento da velocidade pico da partícula, registrada no evento de detonação, ficou abaixo dos limites definidos pela norma brasileira, pela NBR 9653/2005.
O resultado positivo do monitoramento mostra que a continuidade das medidas adotadas para controle das detonações vem mantendo os valores de ruídos e vibrações, bem como o risco de ultralançamentos, dentro dos limites indicados pelas normas vigentes.
Quer saber mais?
Em caso de dúvidas sobre as detonações de rochas, a Autopista dispõe do número 0800 7251 771 (atendimento geral). Além disso, quem quiser saber mais sobre os resultados pode acompanhar as publicações neste espaço de notícias do site.