Notícias

06/10/2020

Resultado de detonações de rochas – julho e agosto

Dando continuidade às obras do Contorno Viário de Florianópolis, a Arteris Litoral Sul realizou sete detonações de rocha nos meses de julho e agosto. Para a execução dos desmanches, a comunidade dos locais foi informada com a fixação de faixas e banners informativos, veículo de som e também porta a porta, e todos moradores próximos foram conduzidos para um local seguro até o fim dos trabalhos.

Para a captação de dados de ruído e vibração, foram colocados conjuntos de sismógrafo e microfone nas edificações mais próximas de cada detonação. Todos resíduos resultantes desses desmanches foram coletados e levados para a área de triagem do canteiro de obras.

Ruído

A NBR 9653/2005 dispõe que a pressão acústica das detonações não pode ultrapassar o nível de 134 decibéis. Nas sete operações listadas, o pico foi de 134 dB, ficando dentro do padrão estabelecido pela norma.

Vibração

Nas sete detonações listadas, o pico da velocidade máxima de vibração registrada no sismógrafo ficou abaixo dos limites definidos pela NBR 9653/2005.

Ultralançamentos

Não foi registrado nenhum ultralançamento nas sete detonações.

O resultado positivo do monitoramento mostra que a continuidade das medidas adotadas para controle das detonações vem tendo êxito, mantendo os valores de ruídos e vibrações, bem como o risco de ultralançamentos, dentro dos limites indicados pelas normas vigentes.

Quer saber mais?

Em caso de dúvidas sobre as detonações de rochas, a Arteris Litoral Sul dispõe do número 0800 7251 771 (atendimento geral). Além disso, quem quiser saber mais sobre os resultados pode acompanhar as publicações no espaço de notícias do site.