Notícias
29/01/2020
TRABALHADORES DO CONTORNO PARTICIPAM DA 18ª EDIÇÃO DA CAMPANHA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Programa voltado aos trabalhadores do Contorno inicia 2020 com tema relevante para o dia a dia da obra
Mais de 900 trabalhadores dos canteiros de obras do Contorno Viário de Florianópolis participaram, nos dias 17, 18 e 20 de janeiro, da 18ª edição da campanha do Programa de Educação Ambiental (PEAT). A programação, que é realizada de dois em dois meses, traz diferentes temáticas aos colaboradores. Dessa vez, o tema abordado foi “Processos erosivos e formas de controle”, em que foram abordados assuntos relacionados à erosão, suas causas e consequências, e quais são as medidas de controle.
Os trabalhadores receberam orientações sobre o tema e puderam visualizar como se dá um processo erosivo através de um simulador de erosão, verificando por meio da ferramenta a importância da cobertura vegetal como medida de prevenção desse processo. Além disso, todos também receberam cartilhas educativas.
Os participantes evidenciaram que é muito importante que existam ações como essas para que todos possam estar conscientes dos impactos que podem ser causados no meio ambiente por meio das atitudes humanas. “O meio ambiente é muito importante. Então, devemos sempre nos preocupar independente do trabalho que estamos fazendo. Devemos sempre ter isso em nossas vidas e em nosso dia-a-dia”, declarou Daniela Gomes, sinaleira nas obras do Contorno Viário de Florianópolis.
Para a coordenadora de Meio Ambiente, Daniela Bussmann, a temática escolhida para a primeira campanha de 2020 é relevante para que todos tenham conhecimento dos processos que envolvem o Meio Ambiente em obras como o Contorno. “As campanhas do PEAT possibilitam uma conscientização mais ampla de tudo que envolve o meio ambiente. O conhecimento que esses colaboradores recebem durante os treinamentos ajudam a minimizar os impactos nos locais de obras e, além disso, também são repassados para familiares e colegas, o que acaba gerando impacto positivo até mesmo fora do âmbito do Contorno”, finaliza Bussmann.