Notícias

27/06/2017

TRABALHADORES DO CONTORNO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE MONITORAMENTO ARQUEOLÓGICO

Atividade fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)

Com o objetivo de conscientizar os trabalhadores da importância de preservar a cultura e o patrimônio dos povos nativos que ocupavam há centenas de anos as regiões que hoje recebem as obras do Contorno Rodoviário de Florianópolis, 80 colaboradores da empresa Salini Impregilo e de outras contratadas estiveram presentes em uma palestra sobre Monitoramento Arqueológico, realizada no município de Antônio Carlos.

A atividade, que fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), foi conduzida pelo arqueólogo Ranielly Gomes e apresentou conceitos como vestígio arqueológico, sítio arqueológico e a legislação que regulamenta a pesquisa arqueológica nos licenciamentos ambientais.

“Como a obra é muito dinâmica e acontece em diversas frentes diferentes, a parceria com os colaboradores na identificação dos possíveis vestígios arqueológicos é importantíssima para a salvaguarda do patrimônio arqueológico”, explicou o arqueólogo.

Foi também trabalhada a questão de Identidade Cultural utilizando a temática do Patrimônio Cultural, material e imaterial. Esses temas são importantes em uma obra da dimensão do Contorno Viário, onde todos os dias ocorrem relações entre pessoas de diferentes origens e culturas.

A bióloga Daniela Bussmann, Coordenadora de Meio Ambiente do Contorno Viário, salienta que além de contribuir para que o monitoramento arqueológico seja bem executado, o entendimento em relação aos temas cultura e identidade cultural local torna o dia a dia destes trabalhadores mais rico culturalmente. “As relações interpessoais e interculturais dos trabalhadores da obra tornam-se mais proveitosas e enriquecedoras do ponto de vista do conhecimento. Além disso, eles se tornam multiplicadores dessa informação”, concluiu Bussmann.