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13/12/2019

VIADUTO DO CONTORNO NA SC-407 É LIBERADO PARA TRÁFEGO

Dispositivo é parte das obras do Contorno Viário em Biguaçu e permite o prosseguimento de implantação das pistas da futura rodovia e alças de acesso

Desde o dia 12 de dezembro, motoristas trafegam com mais facilidade pela SC-407, rodovia estadual que liga Biguaçu a Antônio Carlos. Com a conclusão pela Arteris Litoral Sul de um viaduto integrante das obras do Contorno Viário de Florianópolis, o trânsito foi liberado para os usuários, encerrando o uso de desvio no local. Com a liberação do viaduto, a concessionária também pode levar adiante as obras das pistas do tronco da futura rodovia e as alças de acesso.  O novo viaduto tem infraestrutura de passagem de pedestres em passarela protegida e iluminação.

“Os usuários da SC-407 passam a usar o viaduto e nós continuaremos a trabalhar no restante do trevo, inclusive facilitando a logística de máquinas e equipamentos que trafegam localmente para seguirmos avançando nos trechos. Essa liberação é, sem dúvida, mais um momento importante da obra, já que o dispositivo de intersecção com a SC-407 será um dos seis trevos que possibilitarão acesso ao Contorno e irão permitir que os usuários da rodovia estadual, das estradas locais e também da BR-101 entrem no Contorno praticamente no meio de sua extensão total”, destaca o engenheiro Marcelo Módolo, superintendente de investimentos do Contorno.

Este é o segundo viaduto do Contorno liberado, já que desde 2017 usuários da SC-281, em São José, também já cruzam por cima das obras do Contorno, que seguem em ritmo acelerado com cerca de 1300 trabalhadores em diversas frentes de trabalho.

Sobre o Contorno

O Contorno Viário de Florianópolis está sendo construído pela Arteris Litoral Sul com o objetivo de desviar o tráfego de longa distância da BR-101, na região de Florianópolis. Os estudos realizados preveem que a rodovia irá proporcionar uma redução significativa na intensidade deste tráfego, melhorando a competitividade logística de Santa Catarina.

Com investimentos, até o momento, superiores a R$ 1 bilhão, o Contorno será uma rodovia classe zero, ou seja, um corredor expresso com velocidade operacional de 100 km/h em todo o percurso, seis acessos por meio de trevos, quatro túneis duplos, sete pontes, mais de 20 passagens em desnível e um total de 50 quilômetros de extensão, dos quais 34 já estão em obras.