Notícias

18/06/2024

ViaPaulista: Programas de Resgate de Fauna e Flora garantem preservação de áreas que recebem obras

Diferentes iniciativas com foco na preservação são realizadas nas áreas que recebem investimento em duplicação

Para a realização de grandes obras lineares, como a duplicação do trecho de 31 quilômetros da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), entre Rincão e São Carlos, a concessionária Arteris ViaPaulista promove diferentes programas para minimizar os impactos ambientais no entorno, atendendo ao processo de licenciamento.

O Programa de Resgate de Fauna e Flora, por exemplo, realiza importantes ações, o que inclui o afugentamento e resgate de animais, assim como resgate e preservação das plantas. Esse trabalho é feito por equipe especializada contratada pela ViaPaulista, antes das atividades de supressão de vegetação da área que vai receber as obras, visando a conservação da biodiversidade.

O afugentamento e resgate de animais é feito por equipe de biólogos e médicos veterinários, com técnicas que favorecem o deslocamento desses animais para áreas adjacentes ainda com remanescentes florestais e afastadas dos limites das obras. Quando este direcionamento é impossibilitado, é efetuado resgate dos animais, os quais, após captura, passam por avaliação por meio do exame clínico do médico veterinário.

Caso estejam aptos, são encaminhados para soltura em local seguro, caso se encontrem debilitados ou feridos, são destinados para as instituições parceiras da concessionária, autorizadas pelos órgãos ambientais, e tratados até retorno à natureza.

O monitoramento e resgate da flora é conduzido por equipe composta por biólogos e engenheiros florestais, antes e durante as atividades de supressão vegetal, promovendo o resgate de mudas de espécies ameaçadas, epífitas (as quais se desenvolvem sobre outras plantas, como bromélias, orquídeas e cactáceas) e germoplasma (frutos e sementes) nos trechos de implantação das obras.

Todo material resgatado é destinado para instituição parceira, que é responsável pela produção de mudas e sementes que serão utilizadas pela ViaPaulista em seu programa de educação ambiental, realizando ações de reflorestamento e atividades educativas com a comunidade.

Parceiros na proteção da fauna e flora

O Instituto Cidadão de São Carlos é o parceiro da ViaPaulista para a produção de sementes e mudas no Programa de Resgate de Flora. Já o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Barueri é responsável pelo tratamento e tutela dos animais feridos resgatados e a FUNEP - UNESP Jaboticabal recebe os animais destinados para aproveitamento científico. Os animais aptos para o retorno imediato são soltos em área florestal.