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14/03/2025
ViaPaulista realiza obra de conservação de pavimento com início pela Rodovia Anhanguera na região de Ribeirão Preto
Concessionária fará a recuperação de todo o trecho da SP-330 sob gestão da empresa; cronograma prevê ainda mais oito rodovias, além de SPAs
Ribeirão Preto, 14 de março de 2025. Prolongar a vida útil do pavimento, melhorar a trafegabilidade e a segurança viária. Com esses objetivos, a Arteris ViaPaulista inicia, nesta segunda-feira (17), o Ciclo de Conservação Especial no eixo viário sob gestão da empresa, a partir da Rodovia Anhanguera (SP-330), entre o km 270 e 273, na altura do município de São Simão. Trata-se de um investimento de R$ 160 milhões, que resultará na renovação completa e na recomposição asfáltica da via.
Ao todo, dentro do Ciclo de Conservação Especial, a concessionária fará a recuperação asfáltica de oito rodovias sob gestão da empresa, além de SPA’s, totalizando 600 quilômetros. O cronograma inclui a SP-255, SP-249, SP-281, SP-304, SP-318, SP-330, SP-334 e SP-345.
Nesta primeira etapa na Rodovia Anhanguera, os serviços ficarão concentrados e serão alternados entre o km 240 e 300, passando pelos municípios de Santa Rita do Passa Quatro até Cravinhos. Contudo, as frentes de trabalho também chegarão até o km 318, já no perímetro urbano de Ribeirão Preto, à medida que o cronograma avançar. No total, essa recuperação incluirá 78 quilômetros da Anhanguera, do início ao final do trecho sob administração da empresa.
“É um investimento expressivo em segurança viária, para promovermos deslocamentos mais seguros e dar mais conforto aos usuários que trafegam pela Rodovia Anhanguera, importante rota de escoamento logístico e agroindustrial. Atuaremos de maneira a minimizar os impactos das obras aos usuários, prezando pela segurança e pela fluidez do tráfego, mas contamos também com a colaboração dos motoristas, que devem reduzir a velocidade e manter o foco na rodovia”, reforça o diretor-superintendente da Arteris ViaPaulista, Ricardo Gerab.
De maneira alternada, as faixas da rodovia sofrerão bloqueios/interdições durante o trabalho de conservação, mas sempre com uma faixa disponível para manter a trafegabilidade.
Para os serviços de conserva especial do pavimento serão quatro equipes diariamente, sendo duas por sentido da via, sentido Sul (interior) e Norte (capital), de segunda a sábado e em horário comercial, entre 7h e 17h. Em locais onde serão realizados reparos/reconstruções profundos no pavimento, as faixas em obras poderão permanecer eventualmente interditadas 24h por dia, mas haverá sempre pelo menos uma faixa de rolamento liberada no local para que o tráfego flua normalmente.
No período das intervenções, motoristas deverão redobrar a atenção, obedecer à sinalização indicativa instalada na rodovia e reduzir a velocidade nestes trechos, mantendo sempre uma distância segura do veículo à frente para evitar colisões traseiras. Programar a viagem com antecedência também é uma maneira eficaz para evitar transtornos, já que o tráfego poderá ficar mais lento em alguns pontos. O cronograma dos trabalhos será informado semanalmente pela Área de Comunicação da concessionária.
A estimativa é que o prazo para a finalização de toda a extensão da Anhanguera no trecho sob gestão da empresa, de Santa Rita até Ribeirão Preto, ocorra em até 24 meses.
A obra de recuperação de pavimento envolve etapas de fresagens funcionais e estruturais, reconstruções e reparos profundos, dreno de pavimento, recapeamento, além de sinalização horizontal provisória e definitiva.
Os serviços devem mobilizar a contratação de 150 pessoas, entre diretos e terceiros.
Estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) reforçam a importância de investimentos contínuos na preservação do pavimento. Essa abordagem preventiva não só beneficia os usuários diretos das rodovias, mas também tem um impacto positivo nos custos operacionais de transporte de cargas e no consumo de combustível.
Rodovias e principais trechos que receberão o investimento de conserva especial
SP-255 (Rodovia do Calçado), do km 2 ao 357, de Ribeirão Preto a Itaporanga;
SP-334 (Rodovia Cândido Portinari), do km 318 ao 406, de Ribeirão Preto a Franca;
SP-345 (Rodovia Engenheiro Ronan Rocha), do km 10 ao 39, de Itirapuã a Franca;
SP-318 (Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior), do km 235 ao 280, de São Carlos a Rincão;
SP-281 (Rodovia Aparício Biglia Filho), do km 43 ao 70, de Riversul a Barão de Antonina;
SP-304 (Rodovia Antônio Prado Galvão de Barros), do km 293 ao 295, em Jahu;
SP-330 (Rodovia Anhanguera) do km 240 ao 318, de Santa Rita do Passa Quatro a Ribeirão Preto;
SP-249 (Rodovia Engenheiro Agrônomo Constante Pavan Júnior), do km 144 ao 158, entre Taquarituba e Coronel Macedo.
SPAs
SPA 133/255
SPI 274/310
SPA 138/255
SPA 198/255
SPA 106/255
SPA 115/255
SPA 085/255
SPA 112/255
SPA 114/255
SPA 043/281
SPA 179/255
SPA 214/255
SPA 338/255