Integridade
A Arteris conduz as suas atividades e os seus negócios com integridade, porque além de fazer parte dos nossos valores, é tudo que queremos dentro e fora da empresa.
Por isso, a empresa adota os mais elevados padrões de governança corporativa e de conduta, de acordo com o Código de Conduta e a Política Anticorrupção Arteris, tendo como diretriz a atuação em conformidade com a legislação.
A Arteris possui um Programa de Integridade criado para promover um ambiente ético para empresa, colaboradores e terceiros.
O Programa de Integridade visa prevenir, detectar, sanar e/ou mitigar eventuais riscos de não conformidades e está estruturado em cinco pilares, que sustentam o conjunto de medidas, instrumentos e responsabilidades:
- Comprometimento e apoio da Alta Direção.
- Instância Responsável.
- Avaliação de Riscos de Compliance.
- Regras e Instrumentos de Compliance.
- Monitoramento Contínuo.
Código de Conduta Arteris
O Código de Conduta da Arteris é um documento que reúne os princípios inegociáveis e as regras de conduta esperadas dos colaboradores e terceiros. Esse documento orienta a forma de agir da companhia e define o compromisso em sempre conduzir relações com transparência e honestidade.
Política Anticorrupção Arteris
A política anticorrupção Arteris estabelece os conceitos, diretrizes, regras corporativas e responsabilidades dos colaboradores e terceiros para garantir que todas as atividades das empresas do Grupo Arteris estejam em conformidade com as mais rigorosas exigências da Legislação Anticorrupção aplicáveis.
Canal de Denúncias
Por meio do Canal de Denúncias, as empresas Arteris recebem denúncias de violação ao seu Código de Conduta, suas normas e políticas internas e a legislação vigente. O canal deve ser utilizado também para o registro de relatos sobre corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei Federal Anticorrupção Brasileira nº 12.846/2013 e a sua regulamentação.
Esse é um canal disponível aos colaboradores das empresas Arteris e terceiros, como parceiros e prestadores. O canal é gratuito e confidencial, permitindo denúncias anônimas ou identificadas.
Reconhecimentos e Compromisso
Selo Pró-Ética
Reconhecendo os valores de Integridade e Relações de Confiança, por meio do Programa de Integridade Arteris, a companhia recebeu pela segunda vez o Selo Pró-Ética da Controladoria Geral da União. No ramo de concessões de rodovias somos pioneiros ao receber esse reconhecimento, reafirmando nosso compromisso contínuo com a ética e a integridade nos negócios. Agradecemos a todos que contribuíram para essa conquista, refletindo o esforço conjunto de nossa equipe e a solidez de nossos princípios. Seguimos comprometidos com práticas transparentes e éticas, construindo um ambiente de negócios responsável e sustentável. Essa é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que reconhece publicamente o comprometimento da empresa com a prevenção e o combate à corrupção.
ISO 37001
Em maio de 2022, a Arteris S.A. foi certificada na ISO 37001 - Sistema de Gestão Antissuborno, a única certificação que reconhece internacionalmente um programa de Compliance e é adotada em diversos países e referência para grandes organizações.
Guia Exame Compliance
A Arteris foi o único grande grupo do setor de concessões presente no Guia Exame de Compliance, publicado em 2019. A Arteris ficou entre as quatro melhores empresas de infraestrutura e entre as 39 mais bem avaliadas por suas práticas de compliance.
Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
Em agosto de 2024, as empresas do grupo Arteris aderiram ao Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. Com isso, a Arteris reforça publicamente o seu compromisso com a integridade em todo o ciclo de negócios.
Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção
Desde 2018 as empresas do grupo Arteris aderiram ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos. Trata-se de um compromisso voluntário de combate à corrupção, e promoção de um mercado mais ético e transparente.